segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O mundo em suas/minhas/nossas mãos....

Imagine um país sem língua, em que as pessoas não se comunicam. Impossível? Talvez...  Imagine então que você está em outro país, em que as pessoas não falam a sua língua, não entendem o que vc diz, assim como você também não entende nada do que dizem? Mais provável, não? Pois é.... Existem muitas pessoas  que, muitas vezes, fazem parte desses mundos possíveis ou prováveis. Eu falo dos surdos que muitas vezes são tratados como estrangeiros em sua própria nação, afastados de sua língua natural, obrigados a fazerem parte de um mundo que não pertence ao seu povo. Isso mesmo, falo em povo, falo em cultura, falo em língua. Os surdos possuem sim uma cultura própria, uma língua própria e quem tem a felicidade de se aproximar dessa cultura certamente se apaixonará com tamanha garra, tamanha luta, tamanhas conquistas.
Eu não sei dizer o que me levou a querer aprender Libras, sei dizer que me apaixonei pela língua não da mesma forma como aprendi o Inglês,  com a Libras há muito mais coisas em jogo, há todo um caminhar, uma evolução que evidencia uma história, a efetivação de uma luta em língua, língua viva!
Depois de muito buscar e pouco conseguir, criei esse blog para postar informações sobre Libras, links interessantes e, acima de tudo, minhas percepções, sucessos e insucessos na aprendizagem da Libras. Isso mesmo, nesse blog vou relatar o percurso da minha própria aprendizagem da língua. Não quero, de jeito nenhum, aprender Libras como  aprendi o Inglês e o Espanhol, não. Não vejo a Libras como uma língua morta (vejam que morta refere-se a utilização real das línguas),  pelo contrário, por meio dela sei que vou alcançar  muitas conquistas e por meio dela vou projetar essas conquistas a outros também. Nossas mãos podem alcançar o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário